quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

TRECHOS DE 'ONE AND ONLY - THE UNTOLD STORY OF ON THE ROAD'.

Confira trechos do livro ‘One and Only-The Untold Story Of On The Road’, onde a filha de Lu Anne (retratada como Marylou no livro de Jack Kerouac) fala de seus encontros com Kristen. Vale a pena conferir porque fica muito claro o comprometimento de Kristen com suas personagens e como a atriz se envolve com seus papéis.Vale muito a pena ler:



Quando eu fui para Montreal, estava um pouco preocupado com o fato de Kristen não parecer o tipo certo para interpretar minha mãe. Eu tinha que me forçar a lembrar que ela estava representando a personagem fictícia do livro, não era uma biografia da minha mãe. Eu não acho que que Kristen poderia tentar ser minha mãe na verdade, porque ela é tão diferente dela de tantas maneiras. Kristen é pequena, miuda, com um tipo de personalidade ninhada, aonde minha mãe era borbulhante, sorridente e cheia de luz. Minha mãe era gentil; Kristen xinga um pouco, ela é boca-suja e severa. Mas quando a conheci, ela estava muito curiosa em saber como foi crescer com minha mãe, que tipo de experiência tive como criança com uma mãe que tinha vivido toda essa aventura. Kristen queria simplesmente saber sobre toda minha experiência quando criança.

Eu achei que Kristen é muito compremetida com o projeto, que ela quer representar minha mãe do seu próprio jeito, não como ‘uma sombra dos garotos’, como ela colocou. Ela foi muito protetora com minha mãe, e defensora com o que Carolyn Cassady tinha escrito dela. Kristen sentiu que Carolyn estava tentando fazer minha mãe parecer má, que ela tratou minha mãe como barata e de classe-baixa. Carolyn escreveu a história como se ela fosse a socialite e minha mãe como apenas uma jovem fácil, que era levada junta apenas como um objeto sexual para os caras. Kristen sentiu que Carolyn não retratou minha mãe de forma leve, que ela a fez parece apenas uma jovem que aconteceu de Neal casar antes de conhecê-la melhor. Ela me disse diretamente que não era assim que ela queria interpretar o papel de Lu Anne.

Kristen me disse que nenhum agente apenas a apresentou o projeto. Ela disse que leu ‘On the Road’ antes, quando tinha 13 ou 14 anos.Ela me disse: “Eu tenho o livro original onde eu destaquei as partes de Marylou.” Ela já estava interessada na história quando ainda começava a adolescência.! Eu achei isso incrível, porque eu não li ‘On the Road’ antes dos meus 40. Eu também achei interessante que ela ficou tão ligada ao livro, porque geralmente é um livro que garotos se interessam. “Minha curiosidade sobre Lu Anne não surgiu apenas quando Walter Salles me pediu pra ler o projeto,” ela disse. Ela explicou o que era fascinante sobre Lua Anne – Marylou – é que ela era forte, jovem, independente e aventureira, se segunrando com os garotos – que é como Kristen a descreve. Ela me disse: “Os três são iguais nesta viagem, neste relacionamente. Lu Anne tem tanta influência e responsabildiade no que está acontecendo quanto eles. Não é apenas os caras diznedo a ela o que fazer, arrastando ela junto. Ela não é apenas é desmiolada.”

Ouvi que Kristen começou a aturar profissionalmente muito nova, quando tinha nove ou dez anos. Na época que ela estava na adolescência, ela já era uma atriz independente – e ela estava procurando por papéis que poderiam mostrar a ela o caminho. Ela está a procura de alguém ‘que já tinha feito isso’ – o que ela queria dizer uma jovem atriz que já tivesse se arriscado muito nova. Quando Marylou apareceu, ela estava tão animada para tentar isso. Ela queria retratar Marylou como uma pessoa real. Para ela, não é uma personagem fictícia e é isso que fez a diferença na sua atuação. Calto, eles estão fazendo um filme de um livro, mas Kristen não está apenas interpretando Marylou. Ela está interpretando Lu Anne.

Walter Salles estava levando todos os atores na direção de fazer ‘On the Road’ como uma história de pessoas reais, mas Kristen tinha a mesma intenção anets mesmo de encontrar Walter. Kristen me disse que quando ouviu as fitas de Lu Anne contando a história, foi o momento quando Marylou se tornou Lu Anne para ela. Ela então pode vê-la, ouvi-la, como a jovem que ela foi quiando Neal e Jack a conheceram.

Kristen e eu passamos o dia sozinhos na varanda no loft em Montreal, e ela chorou algumas vezes, quando eu tava falando sobre minha mãe e algumas das coisas pela quais ela passou – quando eue stava contando sobre a doença da minha mãe e seus divórcios. Kristen é uma jovem muito sensível. Ela é apenas uma jovem de 20 anos, mas quando ela está pesquisando um papel, ela se emerge nisso. Eu lembro quando eu disse a história da minha mãe e o poster de Neal, Kristen estava tremendamente comovida. Algum cara tinha conseguido este poster gigante de Neal, e estava carregando pelo país inteiro – talvez a outros países também – e pegando assinaturas de todos ligados ao Beat. Ele trouxe o poster pra minha mãe assinar. Lu Anne olhou, estava quase cheio de assinaturas, mas ainda tinha um espaço ao lado do coração de Neal. Então ela assinou lá e escreveu: “Você é meu coração. Eu te amo pra sempre, Lu Anne.” Esta história fez Kristen chorar.

O que foi engraçado foi que Kristen estava preocupada comigo de verdade, como eu reagiria ao filme. Ela agia como se estivesse tentando me proteger. “Algumas das cenas são bem pesadas agora,” ela disse. “Não se choque quando você as ver. Você salvou a história, mas do jeito que estamos fazendo é muito gráfico e pesado.” Eu só ria. Foi muito fofo e doce, mas não me importo com as cenas gráficas. O que importa pra mim é que Kristen parece de verdade sentir pelo o que minha mãe passou.

Eu a vi de novo em Baton Rouse alguns meses atrás. Ela já tinha terminado de filmar suas partes em ‘On the Road’, e tinha começado a filmar a próxima parte de Twilight. Ela fez jantar pra mim e meu marido,Reuben, e eu aprendi que Kristen gosta de cozinhar e costuma cozinhar para relaxar, assim como minha mãe fazia. Ela me disse que esperava me ver na festa de encerramento em São Francisco em dezembro de 2010 e essa foi uma das razões que eu fui pra Califórnia. Acabou que  Kristen ainda estava presa ao seu último filme e não pode ir, mas eu tive uma experiência ainda mais memorável.

Comente com o Facebook: