sexta-feira, 16 de agosto de 2013

ARTIGO: COSMOPOLIS CAPTA O ESPÍRITO DECADENTE DA ERA.


Robert Pattinson é estranho, com sua beleza desumana beleza é usado para o efeito completo como o bilionário Eric Packer em Cosmopolis de David Cronenberg.

Um ídolo na era dos HDTVs e telas planas, Robert Pattinson tem um rosto que parece exigir uma resolução mais alta - pálido brilhante e fantasmagórico, todas as linhas elegantes e pele de alabastro. Como Edward Cullen, o vampiro emo na saga Crepúsculo, Pattinson interpreta uma criatura tão imaculadamente desumana que ele literalmente brilha na luz do sol. Edward pode ter mais de um século de idade, mas Pattinson tornou-se um pessoas mais moderna, mesmo sendo o galã futurista adolescente, procurando em todos os momentos sendo retocado como muitos dos seus covers na Entertainment Weekly.

Pattinson interpreta um tipo diferente de vampiro em Cosmopolis - um bilionário desalmado da Wall Street que insiste em atravessar toda Manhattan numa limusine branca, indiferente ao tumulto do lado de fora de seu caixão hermético (limusine). Sua aparência continua a ser a coisa mais interessante sobre a adaptação cerebral de David Cronenberg do romance de Don DeLillo 2003, tanto porque é uma curva à esquerda dramática do florido, romance adolescente-amigável dos filmes Crepúsculo pelo qual tão habilmente explora sua beleza robótica. Como uma cifra insensível que opera a uma gritante desconexão do mundo ao seu redor, Pattinson encarna essa linha de Mitt Romney na infame da campanha eleitoral: "As empresas são as pessoas, meu amigo."

Revisitando o livro de DeLillo para refletir o cenário contemporâneo da ocupada Wall Street, percebe-se que Cronenberg organiza Cosmopolis em estágios, como em uma série de diálogos independentes que se reúnem em uma colcha de retalhos da decadência moral e econômica. Em meio aos avisos de uma carreata presidencial que está entupindo as ruas já movimentadas - e uma "ameaça crível" para a sua própria vida - Eric Packer (Pattinson) decide viajar por toda a cidade para um corte de cabelo que ele não precisa. É o tipo de indulgência absurda que bilionários como Eric pode pagar, mas nesse dia ele provavelmente precisa de uma pausa do escritório, uma vez que seu império está ruindo. Ele fez uma grande aposta que o yuan chinês vai parar de aumentar em valor, e ele está na mira dos olhos de seus adversários.

Nem sempre explicando como os outros personagens entram e saem da limusina o filme encontra Eric sendo visitado por um fluxo constante de consultores de negócios e mulheres disponíveis (incluindo a deslumbrante Juliette Binoche), bem como a sua igualmente rica e fria esposa (Sarah Gadon) e um médico que o examina regularmente para constatar "uma próstata assimétrica." Eric filosofa com seus convidados e se relaciona fisicamente com alguns deles, mas além da ameaça à sua vida e à deterioração ligada a sua fortuna e casamento, não há nada terrivelmente dramática sobre Cosmopolis. E como poderia haver, com um herói com este e sem derramamento de sangue?


Didi Fancher (Juliette Binoche) é apenas um dos muitos personagens que passa por conferências com Eric Packer em sua limusine.

Cosmopolis é o primeiro roteiro de Cronenberg que foi escrito por um de seus filmes desde 1999, de eXistenZ, e enquanto o projeto anterior é um repositório totalmente original dos temas favoritos de Cronenberg sobre tecnologia e horror corporal, ambos os filmes são perfeitos na cápsula do tempo, avaliando o que vivemos agora. Imagens como Pattinson, reunidas em um porcento de obviamente , discutem finanças, enquanto "os 99 por cento" estão fora destruindo sua limusine, isso dá ao filme um carimbo de nossos tempos muito específico que deve repercutir tanto no futuro como agora. O seu valor vem por ser um emblema vivo da era de uma potência dramática.

Até certo ponto, Cosmopolis é outro dos exercícios semi-perversos de Cronenberg na adaptação do inadaptável, juntando-se a outras obras do cinema resistente como Naked Lunch de William S. Burroughs e JG Crash de Ballard. Os encontros sem enredo de Eric são convincentes a cada cena, mas elas podem ser um pouco enervantes, a longo prazo, porque não há nada que dirija o filme para a frente - certamente não a limusine. É como um sonho que te envolve e deriva, até que acorde com um susto em um final que é tão estimulante em matérias-primas como o resto do filme é friamente distante.

Corporações podem ser pessoas, meu amigo, mas Cosmopolis vai fundo na tentativa de compreender o que essa pessoa pode ser, além de como e quão longe ele estaria restrito do resto das espécies. Cronenberg não é um agitador por natureza, mas ele circula em uma corrente de paranoia, agitação e ressentimento da classe que é nitidamente política no momento. Ele não fez um filme. Ele criou uma atmosfera.

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